A pouco mais de 170 km a sudeste de Lisboa, junto à histórica cidade de Reguengos de Monsaraz, localiza-se as vinhas e olivais da Herdade do Esporão.
Importante produtora de vinhos do Alentejo desde a década de 1980, foi apenas em 1997, com a aquisição da SPAZA (Sociedade Produtora de Azeites do Alentejo), que entrou “com tudo” no mercado de azeites.
Desde então, a Esporão Azeites desponta como uma das maiores (e mais premiadas) produtoras de azeite de Portugal, sendo referência nacional e internacional no setor.
A Campanha da Azeitona
No final de outubro começou em Portugal a Campanha da Azeitona 2016. No Alentejo, neste ano, prevê-se uma safra difícil, com baixas produções, resultado de um Inverno ameno, noites muito frias no final de Fevereiro e um Verão muito quente e seco.
No Esporão, a grande novidade deste ano é o lagar próprio, após quase 20 anos de planos e projetos. O lagar é o local onde é feita a extração, limpeza e filtragem das azeitonas. Com o lagar na propriedade será possível uma maior celeridade em todo o processo de decisão e seleção das azeitonas, além de maior preservação dos aromas e de suas melhores características, como o frescor.
“O lagar foi produzindo para o Esporão produzir melhores azeites a partir do que a natureza nos dá. Iniciamos, com esta campanha, um novo ciclo no Esporão”, comemora Ana Carrilho, oleóloga do Esporão e responsável pela produção dos azeites.
No novo lagar, com capacidade para mil litros (e podendo atingir até 2 mil litros, se necessário) as azeitonas terão tratamento especial: serão separadas e processadas em lotes menores, aumentando assim a flexibilidade de escolha na hora de produzir os melhores azeites. Além disso, os profissionais aproveitarão melhor os subprodutos do azeite: o caroço vai para a central térmica da Herdade, e o bagaço fará parte do composto utilizado para fertilizar as oliveiras.
A partir desta campanha 2016, o engarrafamento dos azeites passará também a ser feito na propriedade.
Os azeites
O Esporão produz os azeites Virgem Extra, Orgânico, Cordovil, Seleção, Galega e Dop Moura (prometo uma série especial sobre azeitonas e azeites para breve). Produzidos a partir de azeitonas dos melhores olivais alentejanos, todos são extra virgem, produzidos por meio de métodos naturais e extraídos à frio. Sem aditivos ou misturas. 100% alentejanos e 100% puros.
No Brasil, os azeites do Esporão são importados pela Qualimpor e podem ser encontrados em supermercados, empórios e nos melhores restaurantes.