O melhor vinho brasileiro?

image

Há algumas semanas tive o prazer de dividir com grandes amigos e confrades um dos vinhos brasileiros mais surpreendentes que já provei, e que escolhi para o primeiro post deste blog: o Luiz Argenta Merlot Uvas Desidratadas 2009.

Produzida pela excelente vinícola Luiz Argenta em Altos Montes, na Serra Gaúcha, essa preciosidade de apenas 600 garrafas foi elaborada aos moldes dos grandes Amarones italianos: após a colheita, as melhores uvas da casta Merlot foram levadas ao antigo casarão da propriedade e deixadas para desidratar naturalmente por 43 dias. Este processo fez com que as uvas perdessem 1/3 de seu peso, concentrando aromas e elevando o teor de açúcar. As uvas desidratadas foram então fermentadas em tanques de aço por 45 dias (à 26º C) até atingirem 16% de volume de álcool e 8g de açúcar por litro, sendo então submetidas à fermentação malolática. Na sequência, todos os 450L do vinho foram colocados em barricas de carvalho francês de 2º uso, permanecendo em lenta micro-oxigenação por 36 meses, sendo engarrafado em outubro de 2013 e maturado em garrafa por mais 1 ano.

O resultado desse processo todo é um vinho maravilhoso, de um rubi intenso e brilhante, que após algumas horas de decantar mostrou aromas de frutas vermelhas compotadas, baunilha, caramelo, tabaco e caixa de charutos. Na boca surgiu também coco queimado e pimenta. Com muita estrutura, mostrou acidez marcante e taninos intensos e macios, com longa persistência final e um equilíbrio quase perfeito, se não fosse pelo álcool ainda evidente.

Infelizmente para nós brasileiros em tempos de crise, o preço de uma jóia dessas não é pequeno (o que me impede de acabar com as garrafas restantes no site) e reflete a raridade de uma produção única de poucas garrafas. Mas posso garantir que vale o esforço! É um vinho que representa claramente a nova cara da vitivinicultura brasileira, que vem buscando aproveitar o melhor do nosso terroir com excelência e profissionalismo.

Aos leitores que já tiveram a oportunidade de provar esse néctar, deixem suas impressões nos comentários e respondam a pergunta do título: este é o melhor vinho brasileiro?

 

8 comentários sobre “O melhor vinho brasileiro?

Deixe um comentário